[FUG-BR] FreeBSD não carrega PF na inicialização

Sexta Novembro 3 13:25:12 BRST 2006

Senhores,

Tenho a seguinte configuração no RC.CONF:

pf_enable="YES"                 # Set to YES to enable packet filter (pf)
pf_rules="/etc/pf.conf"         # rules definition file for pf
pf_program="/sbin/pfctl"        # where the pfctl program lives
pf_flags=""                     # additional flags for pfctl
pflog_enable="YES"              # Set to YES to enable packet filter logging
pflog_logfile="/var/log/pflog"  # where pflogd should store the logfile
pflog_program="/sbin/pflogd"    # where the pflogd program lives
pflog_flags=""                  # additional flags for pflogd

Não costumo reinicializar meu servidor, então só percebi esse erro ontem,
depois
de 60 dias de uptime.... meu servidor quando é reiniciado não carrega as
regras do pf...
(reiniciei ontem pra testar o OpenVPN, fui pra casa, e hoje o NAT estava
parado, proxy transp, etc)
tenho que carregar manualmente (pfctl -f /etc/pf.conf).

Alguém já passou por isso? não achei necessário postar as regras, já que
elas funcionam
perfeitamente quando carrego manualmente...

Pergunta... em que log posso ver possíveis erros na inicialização do BSD?

--
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial