[FUG-BR] Editor de texto SoftMaker 2006 beta grátis!

Henry Lenzi henry.lenzi em gmail.com
Sábado Novembro 4 01:57:25 BRST 2006

s/SoftMake/SoftMaker

> Só uma dica, pra trabalhos de conclusão de curso, ao menos, já que uso
> para todos os trabalhos, use LaTeX.

Mas que "pérola"...Acho que você nunca teve que escrever UM trabalho
de conclusão. Por que UM TCC é _único_ e, portanto, se você fez
trabalhoS de conclusão você:

1) Nunca teve que obedecer regras que não foram feitas por você, mas
pelo departamento ao qual pertence;
2) Nunca teve que estruturar um docuementos com mais de uma centena de
páginas, dentro das regras da ABNT;
3) Só escreveu docuementos curtos;
4) Não concluiu seu curso.

Depende, meu amigo. Depende das normas da tua faculdade. Por exemplo,
se a tua universidade não tem um macro LaTeX para o teu TCC, a última
coisa que você quer é ficar bolando o macro, convertendo centímetros
para as margens do LaTeX.

Afora o TCC, existem inúmeros trabalhos acadêmicos qe necessitam ser
escritos. Se você não é da Física ou da Matemática, o professor _não
vai_ saber o que é LaTeX (vai achar que é camisinha). Se ele não disse
para entregar PostScript ou PDF, então você não _pode_ entregar nestes
formatos.

Sem falar na especificação de fonte , o tamanho das fontes (Times News
Roman? Arial? Você não sabe que essas fontes são patenteadas?)
Vai arriscar Helvetica quando pediram Arial (e se descobrem ;-)) Sem
falar nas especificações das margens. Os usuários de Word acham que a
hifenização do Word é decente (não é, é porca) e detalham tudo em
termos de centímetros.

E por fim, tem aquela parte do manual que diz "(...) e uma cópia em
disquete no formato .doc será entregue juntamente com 5 cópias
impressas, uma para cada membro da banca [etc.]".

Afora o TCC, às vezes é um pé no saco ficar explicando para umas
pessoas que usam uns pacotes estatísticos marca-diabo que o import de
arquivos .xls não está funcionando, que eles têm que te da um arquivo
em csv, etc. Enfim, meu amigo, todos sabemos o que é a dor de ficar
dizendo "mas vocês, vocês, vocês usam WYSIWYG quando deveriam usar
WYSIWYM, porque interessa _a estrutura_ do documento." Cansa demais.

Enfim, acabei de instalar o SoftMaker e é realmente muito bom. Eu pago
para ter um pouco de paz mental. Porque o software é livre e gratuito,
não precisa ser feito de forma porca e burra e ainda mais assumir que
todo mundo usa Linux (o pessoal do br.openoffice.org). Anos depois do
meu TCC, o OpenOfice "nacional" ainda é cheio de problemas.

[ ]s
Henry