[FUG-BR] Editor de texto SoftMaker 2006 beta grátis!

Leonardo Pereira leonardolopespereira em gmail.com
Sábado Novembro 4 02:17:26 BRST 2006

2006/11/4, Henry Lenzi <henry.lenzi em gmail.com>:
> s/SoftMake/SoftMaker

> Mas que "pérola"...Acho que você nunca teve que escrever UM trabalho
> de conclusão. Por que UM TCC é _único_ e, portanto, se você fez
> trabalhoS de conclusão você:
Mas cursos são vários, e essa dica não vale só para você.

> 1) Nunca teve que obedecer regras que não foram feitas por você, mas
> pelo departamento ao qual pertence;
Qual o problema de usar LaTeX por isso?

> 2) Nunca teve que estruturar um docuementos com mais de uma centena de
> páginas, dentro das regras da ABNT;
Já sim, simplesmente usei
\usepackage{abnt}

> 3) Só escreveu docuementos curtos;
Já escrevi documentos MUITO longos

> 4) Não concluiu seu curso.
Ainda não :(

> Depende, meu amigo. Depende das normas da tua faculdade. Por exemplo,
> se a tua universidade não tem um macro LaTeX para o teu TCC, a última
> coisa que você quer é ficar bolando o macro, convertendo centímetros
> para as margens do LaTeX.
1) Quer dizer que é mais fácil fazer isso nos "word-like" e estruturar
todo o documento isoladamente?
2) Eu seto as margens em centímetros no LaTeX

> Afora o TCC, existem inúmeros trabalhos acadêmicos qe necessitam ser
> escritos. Se você não é da Física ou da Matemática, o professor _não
> vai_ saber o que é LaTeX (vai achar que é camisinha). Se ele não disse
> para entregar PostScript ou PDF, então você não _pode_ entregar nestes
> formatos.
Na verdade eu curso Direito e digito todos os documentos usando LaTeX,
as vzs é até mais chato, de fato, mas a reusabilidade é maior. E pq
não poderia entregar em PDF?

> Sem falar na especificação de fonte , o tamanho das fontes (Times News
> Roman? Arial? Você não sabe que essas fontes são patenteadas?)
> Vai arriscar Helvetica quando pediram Arial (e se descobrem ;-)) Sem
> falar nas especificações das margens. Os usuários de Word acham que a
> hifenização do Word é decente (não é, é porca) e detalham tudo em
> termos de centímetros.
Precisa mesmo responder esse comentário tosco sobre fontes? De
qualquer modo, existe implementação da times new roman no TexLive.

Qual o problema com margens (parte 2)

Não entendi o comentário sobre hifenização, na verdade, 90% dos
usuários word nem usam hifenização, apenas colocam no justificado e
pronto.

> E por fim, tem aquela parte do manual que diz "(...) e uma cópia em
> disquete no formato .doc será entregue juntamente com 5 cópias
> impressas, uma para cada membro da banca [etc.]".
entre com um processo administrativo contra isso, de qualquer modo,
existem conversores LaTeX para rtf, não sei ainda se existe para .doc

> Afora o TCC, às vezes é um pé no saco ficar explicando para umas
> pessoas que usam uns pacotes estatísticos marca-diabo que o import de
> arquivos .xls não está funcionando, que eles têm que te da um arquivo
> em csv, etc. Enfim, meu amigo, todos sabemos o que é a dor de ficar
> dizendo "mas vocês, vocês, vocês usam WYSIWYG quando deveriam usar
> WYSIWYM, porque interessa _a estrutura_ do documento." Cansa demais.

Felizmente eu não me canso, isso ocorre muito em trabalho em grupo,
onde tenho que mandar todo mundo converter seus textos para
texto-puro, mas a galera se acostuma.

 > Enfim, acabei de instalar o SoftMaker e é realmente muito bom. Eu pago
> para ter um pouco de paz mental. Porque o software é livre e gratuito,
> não precisa ser feito de forma porca e burra e ainda mais assumir que
> todo mundo usa Linux (o pessoal do br.openoffice.org). Anos depois do
> meu TCC, o OpenOfice "nacional" ainda é cheio de problemas.
Congrats.