[FUG-BR] OpenOffice

Henry Lenzi henry.lenzi em gmail.com
Sábado Novembro 4 21:06:37 BRST 2006

> com a migração pro freebsd vou utilizar o openoffice para editor de
> texto e planilha,
>
> esta funcionando, esta abrindo os arquivos normalmente, mas é na hora de
> imprimir que o problema ocorre,
>
> tenho o cups instalado, a impressão via cups tá funcionando, mas dentro
> do openoffice a bendita naum aparece..

Amigo --

 Eu já escrevi aqui na FUG-BR em outro post. Se você precisa
seriamente de um processador de texto tipo WYSIWYG compatível com
Word, então considere comprar o SoftMaker. Além de criar um mercado
para produtos para FreeBSD, você pára de sofrer.

 Acompanho o OpenOffice há anos. É sempre incrivelmente bugado. Já
tive que escrever trabalho relativamente grande com ele, e ele perdeu
*toda* a paginação por um bug obscuro. O bug me custou caro. Passei a
odiar o OpenOffice. Hoje, milito contra. ;-)

 Recentemente, reavaliei o software e pelo que vi - e leio - os
problemas continuam. Além disso, o pessoal brasileiro responsável pela
localização (BROffice) são uns tremendos de uns incompetentes: toda a
instalação visa Linux, você precisa baixar dicionários, os dicionários
são incompletos, etc. Isso tem que ser dito. Não é porque você é
voluntário que tem que ser desleixado, mas parece ser essa a filosofia
naquele projeto...

 O SoftMaker custa 69.90 Euros e a versão beta está disponível de
graça, por enquanto. Não tem ainda software para apresentações, mas -
disse a imprensa especializada - que é a melhor compatibilidade com
Word e Excel que há por aí.

 Fica minha dica. Eu, pessoalmente, acredito em pagar para que eu não
tenha que ficar enviando bug-report de cada novo release do
OpenOffice. Eu tenho mais o que fazer com o meu tempo, e "tempo é
dinheiro." Outros pensarão que sou a encarnação do demônio
capitalista, um defensor de softwares proprietários. Mas, enfim, eu
não sou um gnuludista, um discípulo do Culto à Personalidade, nem um
fanboy do Linux. É por isso, aliás, que eu valorizo a BSDL. Enfim, o
tempo é seu. Estudantes, por exemplo, têm muito tempo livre, ainda
mais estudantes que matam aulas para fazer farra no FISL  e cantar
musiquinha de StarWars para o Stallman. Acham que Linux e a GPL são o
máximo. Tipicamente, são pessoas que nunca programaram nada que
preste. Aliás, da maneira que eu vejo, quanto mais companhias
investirem em sotwares proprietários para FreeBSD, mais saudável será.
Parte do problema porque Linux não decola em escritórios (além da
incompatibilidade de fato inexistente com o OpenOffice) é a falta de
vendors independentes para produtos do workflow. Com a GPL, isso nunca
vai rolar. Como o Stallman nunca entrou num escritório e não entende
como funciona um gerenciamento eletrônico de documentos, ele acha que
é possível fazer isso com a GPL. Pior, gasta seu tempo doutrinando
adolescentes.

 O mundo real é esse que você está vendo: o OpenOffice é, > 7 anos
depois, uma sacola de bugs. Tudo mais, é festa da FISLresta.

 http://www.softmaker.com/brasil/of_br.htm

 [ ]s
 Henry