[FUG-BR] Estudo comparativo entre Servidores Proxy/Cache de alto desempenho (squid e ISA Server)

Flávio Barros flaviobarros em gmail.com
Segunda Novembro 13 09:42:09 BRST 2006

Pessoal, tenho um amigo que está fazendo um trabalho bem interessante
sobre proxy. Ele vai defender a utilização do squid no FreeBSD.
Até ai tudo bem, o problema é que ele me fez algumas perguntas que eu
fiquei sem respostas: Por exemplo:
Quial o mais estável? Qual o mais rápido ? O mais robusto ? O mais eficiente ?

Com é um trabalho acadêmico. temos que nos basear em fatos reais. Se
afirmarmos que o squid num FreeBSD atende esses pré-requistos, temos
que provar.
A idéia é instalar e configurar numa máquina o FreeBSD 6.1 e o squid.
Depois nesta mesma máquina instalar o Windows 2003 e o ISA Server. O
problema é como mensurar isso ? Que ferramentas utilizar para
responder essas perguntas ?
Como simular por exemplo 1.000.000 de conexões http em cima desses proxies ?

Vejamos a metodologia que ele está querendo usar:
"Visando estabelecer argumentos convincentes na hora de escolher um
determinado tipo de servidor proxy/cache será feita:
Este trabalho terá como métricas estabelecidas para a avaliação dos
serviços os seguintes itens:
A instalação dos sistemas operacionais FreeBSD e o Windows 2003
Server, afim de que, se possa comparar o grau de dificuldade de
administração dos serviços de um servidor proxy/cache buscando
determinar.
Qual o sistema mais estável?
• Qual o grau de dificuldade na administração de cada
   plataforma?
• Requisito mínimo de hardware
• Percentagem de uso da CPU
• HitRatio