[FUG-BR] Processadores

Quinta Novembro 16 14:26:44 BRST 2006

On 11/16/06, Cobra <cobra at velonet.com.br> wrote:
> Prezados,
>
> Gostaria de saber a real diferença em instalar:
>
> i386 ou amd64
>
> Bom, adquirir uma maquina com processador Pentium (R) D 2.66Ghz, EM64T
> Capable, na BIOS posso habilitar ou desabilitar o SW (Single Processor Mode)
>
> Consigo instalar tranquilamente tanto o I386 quanto o amd64.

Se usar o AMD64 poderá fazer maior endereçamento de memória, e tem
algumas coisas que ficam melhores, mas alguns poucos programas não
funcionam. Experiência própria, pois estou com uma estação em um servidor
rodando AMD64.

> O amd64 (no site do freebsd.org) fala que é compatível com o EM64T.

Errado... O EM64T é que é compatível com o AMD64, ou quase. Nos
primeiros processadores da Intel "compatíveis" com o AMD64 existiam
algumas incompatibilidades.

> [...]
> Try `/downloads/qmailrocks/vqadmin-2.3.6/missing --help' for more
> information
> configure: WARNING: `missing' script is too old or missing
> checking for gawk... no
> checking for mawk... no
> checking for nawk... nawk
> checking whether make sets $(MAKE)... yes
> checking build system type... Invalid configuration
> `amd64-unknown-freebsd6.1': machine `amd64-unknown' not recognized
> configure: error: /bin/sh ./config.sub amd64-unknown-freebsd6.1 failed
>
> Se alguém puder comentar sobre a diferença ...

Você esbarrou com uma das raras incompatibilidades. Tente atualizar os ports
e fazer de novo.

Abraços,
    João Rocha.