[FUG-BR] VPN com OpenVPN

m3 BSD m3.bsd.mania em gmail.com
Quinta Novembro 23 20:44:22 BRST 2006

cara... veja bem... vc esta confundindo as coisas :)

Tipo, existem varios metodos de autenticacao, porem, os mais comuns
sao baseados em par login/senha e o baseado em certificado...

Quanto eh uma estacao de trabalho, tipo, tem um user logado nela
quando ela vai entrarna vpn, tudo bem, login e senha ainda vai, porem,
e um servidor???? Imagina uma matriz na bahia e uma filiam no rio
grande de sul... jah pensou se toda vez que fosse preciso ligar a vpn
entre os dois servers tivesse que digitar um login e uma senha???

Tipo... com certeza vc deve usar ssh correto? entao... vc usa login e
senha, porem, vc pode configurar o ssh para trocar certificados :),
ae, vc loga por ssh sem digitar nada...
eh uma relacao de confianca

Atenciosmente

Mario Augusto Mania <m3BSD>