[FUG-BR] moderação

Sexta Novembro 24 12:08:23 BRST 2006

On 11/24/06, irado furioso com tudo <irado at cashette.com> wrote:

> bem, isso até que não chega a ser inconveniente. Inclusive deve
> acontecer pq enquanto eu estou respondendo AGORA, um outro colega,
> praticamente no mesmo instante (ou vários outros) esá/ão postando sua
> própria resposta. Coisas da vida. Ah, claro, maior volume de respostas
> quanto mas fácil a questão ;)

Colisões acontecem. :^) É até natural.

Mas várias respostas parecidas a uma mesma questão pode ser bom, pois
aumentam a chance de entender o que está acontecendo e a solução. Tem
vezes que são soluções diferentes. Aí todos envolvidos na discussão veem
os outros pontos de vista e outras soluções. E esta é a idéia de "Troca de
maçãs versus troca de idéias.".  De vez em quando tem lixo. Tem vezes que
tem off toppic sem aviso de off toppic. Tem vezes que o assunto deveria
estar na lista chat. Mas não vi nada que justificasse moderação ou qualquer
coisa. Nenhuma flame séria etc.

Perguntas simples todos fazem de vez em quando. Eu mesmo já fiz, e a dica
estava na minha frente, e eu não tinha prestado atenção. E tive uma resposta
de uma pessoa que não tinha a solução, mas que comentou justamente o que
eu não tinha prestado atenção, e eu resolvi o problema depois disto, e postei
na lista a solução. Eu já vi uma pessoa com um problemão, que no final era
bem simples, e que ajudei com uma só pergunta. A pessoa agradeceu muito
feliz.

A falta de moderação e o bom senso deixou a lista mais ágil, mais leve, mais
variada, e até com alguns off toppic sem aviso, mas isto foi muito bom. De vez
em quando vejo assuntos que deveriam estar na lista chat, mas tudo bem.
Sempre terão assuntos que interessam a poucos. Isto é natural. O único e-mail
lixo mesmo que vi na lista nestes últimos meses foi esta despedida. Se ele
pensa assim, que parta, pois não deve fazer falta. Precisamos ter gente que,
mesmo que não queiram contribuir, que sejam pelo menos positivas, que não
façam críticas em vão, só com palavras feias, de modo ofensivo. Quando vejo
algo que não me interessa, eu não participo, não leio, ou só leio etc,
e não fico chamando de lixo.

João Rocha.