[FUG-BR] criptografar arquivo pf.conf

listas diogo listas.diogo em gmail.com
Domingo Novembro 26 18:18:31 BRST 2006

E vero , interessante eu ultimamente eu tenho pensando em trabalhar de forma
diferente , quando assinar o contrato eu dou o hardware da maquina e cobro
um alguel por aquela equipamento solução ,, mas a maquina sendo minha fica
mais amarrado , não pagou , deu calote , vou na empresa e tiro o hardware ..

to pensando em começar a trabalhar assim .

att diogo

----- Original Message -----
From: "m0f0x" <el.mofo at uol.com.br>
To: <freebsd at fug.com.br>
Sent: Sunday, November 26, 2006 4:08 PM
Subject: Re: [FUG-BR] criptografar arquivo pf.conf

Diogo,

Acostume-se, o que acontece em muitos casos é a empresa contratar um
"sobrinho" de baixo custo...

Se vc quiser realmente proteger suas coisas, recomendo estudar a parte
de criptografia de discos no FreeBSD. Eu já tenho minhas coisas
prontas, os servidores saem todos criptografados, sem possibilidade de
montar o disco sem a chave e também sem possibilidade de ler os
conteúdos da chave (ela está criptografada também).

Isso não é o padrão, é uma opção que fiz porque sei (e muito bem) o que
acontece... o cara compra o seu servidor, acha caro (passou de 10 real
é caro, mas a empresa dele pode cobrar mais que 10 real pelos
serviços), e depois, contrata um sobrinho baratinho para administrar (e
cagar) o/no servidor.

Bom, é isso aí... fica minha dica: estude os "trem" de criptografia em
disco. Ao vender servidores, venda não o servidor, mas sim, a licensa
de uso, deixando claro que a administração é por sua conta e que o
famoso root não é da empresa contratante.