[FUG-BR] criptografar arquivo pf.conf

m0f0x el.mofo em uol.com.br
Domingo Novembro 26 16:40:04 BRST 2006

Também é uma opção considerável, mas tenha muito cuidado se seguir este
caminho. O contrato precisa ser impecável para que, mesmo em um grande
imprevisto da empresa que o contratou, vc não perca o hardware.

Afinal, um servidor "véio" para uma empresa média pode ser um
"maquinão" para um futuro cliente seu de pequeno porte, não acha?

Quando vc tenta sobreviver só do mercado de servidores, é complicado.
Há muita baboseira ("compartilhe o conhecimento, etc.")... mas vc não
vê com frequência (para não dizer que "não vê") empresas do ramo, que
estão ganhando dinheiro, divulgando como ela faz o servidor X dela, o
servidor Y, a solução Z...

É duro partir para a ignorância e amarrar as coisas. Mas, no meu caso,
e também no seu, faz-se necessário. Já fui muito "bomzinho", deixando
tudo de mão beijada para os outros. Hoje, não deixo mais.

"Ah, mas e se o cara morrer, tava criptografado, etc...". Não me
interessa. Se eu morrer, morri, a solução vai junto. Tudo um dia tem um
fim, nada é eterno, inclusve em empresas. Por exemplo, vc pode ter um
excelente software de uma empresa, onde o código é proprietário e vc
não tem o source. Essa empresa pode quebrar, fechar, se retirar do
mercado (quando é uma empresa de apenas 1 homem e ele morre)...