[FUG-BR] criptografar arquivo pf.conf

m0f0x el.mofo em uol.com.br
Segunda Novembro 27 08:29:22 BRST 2006

Não sou a favor de partir para ignorância (rm -rf /, ifconfig iface
down, etc.). Por isso, os servidores que fiz sem proteção de
acesso/"sobrinhos sanguessugas", estão rodando até hoje. Como eles
foram vendidos sem nenhum termo sobre qualquer tipo de proteção no
sistema instalado, não posso quebrar o que foi acordado.

Algumas destas máquinas foram vendidas sem qualquer tipo de manutenção,
com a entrega das senhas do root depois de 30 dias (quando eu recebia a
2a. parcela dos serviços).

Não gosto mais deste modelo ("menino bonzinho"), pois estas máquinas
rodam até hoje e serviram de "base de conhecimento" para certos seres
sanguessugas sugarem as soluções que bolei... é uma coisa que não
agrada muito não!

Nos clientes que deixam de pagar, eu também deixo de atendê-los após 30
dias de atraso. Aí eu só atendo mediante o pagamento (o que geralmente
não acontece, pois o cara para de pagar já que contratou um sobrinho
bem baratinho...).

No meu caso, eu "travo tudo" pois o cliente já compra uma solução
desenvolvida. Assina um contrato de uso que está tudo "tintin por
tintin", explicado... inclusive sobre a propriedade do código fonte e o
acesso físico da máquina....

Quando o cliente precisa ou solicita alguma solução, eu ofereco dois
modos, com preços, claro, diferenciados. O primeiro é o modo
"proprietário", onde o "trem" em questão é fechado. O segundo é de
código aberto...

Cada um adota sua posição, seja de proteger, compartilhar, não
interessa. Quando vc ou uma empresa compra ou usa um produto, está
sujeito(a) ao seu "contrato de uso"... então, caso a opção seja não
concordar, existem outras opções no mercado!

Bem, é isso aí...