[FUG-BR] RES: RES: Checkpoint FW-1

Eduardo Alvarenga eduardo.alvarenga em gmail.com
Terça Novembro 28 13:51:35 BRST 2006

Em 28/11/06, Renato Frederick<frederick em dahype.org> escreveu:

> Eduardo, você tem acesso ao contrato comercial do fw-1 ou experiencia em uma
> organização bem grande?

Ao contrato não possuo pois meu departamento é exclusivamente voltado
a UNIX e como é uma empresa grande, as coisas aqui são separadas em
setores.

> Sempre tive mais ligado à parte técnica. Gostaria saber se
> comercialmente/legalmente, caso haja algum problema/downtime causado por
> negligencia deles(ex, um problema no appliance, uam incompatibilidade que
> venha trazer parada em um upgrade de versão), se eles tiverem algum contrato
> com empresa gigante, isso é previsto em multa ou outra penalidade no ato da
> assintura do contrato.

Normalmente grandes empresas usam normas e regras reconhecidas
mundialmente como Sarbanes-Oxley, ITIL, ISO e outras e com isso a
burocracia em processos aumenta significativamente, o que por um lado
é ruim pois gera muita "papelada", é bom por outro lado pois garante
que cada ação a ser tomada deverá ser cumprida de acordo com o
planejado. Se no meu caso específico -- empresa grande com regras --
for necessário um upgrade ou outra coisa parecida, todo um processo
deverá ser feito antes de mais nada, incluindo homologação de
software, hardware e matriz de compatibilidade software/hardware.

Quanto a parte jurídica, caso a SM/CHANGE (solicitação de mudança) não
for concluída, não sei até que ponto multas e processos podem gerar,
isso só um advogado vai poder resoponder. E pelo fato de ser algo
DOCUMENTADO, caso não dê certo, existem planos de backport, fazendo
que o ambiente esteja disponível no menor tempo possivel.

> Isso pode ser um fator de peso para a empresa adotar esta solução, já que no
> mundo open ninguém pode levar a culpa.. E na hora que o sangue ferve alguém
> tem que ser o mártir :)

Todos aqui do meu departamento gostam e reconhecem o FreeBSD, OpenBSD,
Ubuntu, Squid, Apache, etc etc etc mas não usam por um simples motivo:
Suporte. No lugar dos livres usamos RedHat Enterprise, MS ISA Server,
PIX, Checkpoint, Netscreen, Weblogic, e vários produtos Oracle
simplismente porquê temos a quem ligar na noite de natal pedindo ajuda
e temos certeza de que teremos a solução.

Se o seu negócio vale muito, as vezes é melhor abandonar certas
"bandeiras" em prol da estabilidade e rentabilidade. O melhor exemplo
disso é o nosso presidente da república.

Grande abraço,

--
Eduardo Alvarenga