[FUG-BR] FreeBSD em hardware antigo

Rodrigo Dutra rodrigo.dutra em gmail.com
Quinta Novembro 30 09:25:07 BRST 2006

Amigos, bom dia.

Após usar Linux por 4 anos, escolhi o FreeBSD como sistema "oficial",
sendo que tenho contato com ele há aproximadamente 1 ano.

Tenho a intenção de passar a usar o FreeBSD em servidores configurados
para novos clientes.

Nestes casos, nem sempre temos um hardware "rápido" em mãos,
especialmente quando é feito o aproveitamento de alguma máquina mais
antiga.

Pesquisando no histórico da lista do FUG-BR, encontrei a seguinte dica:

http://www.fug.com.br/historico/cgi-bin/mesg.cgi?a=freebsd&i=44C63C48.7070500%40FreeBSD.org

Embora na thread esteja se discutindo a compilação do kernel, copiar o
/usr/obj e o /usr/src, via scp por exemplo (os servidores são
administrados remotamente), também serviria para atualização do
sistema? Ou preferencialmente deve-se seguir o previsto no Handbook
(Tracking for Multiple Machines)?

Por fim - e como alternativa - gostaria de saber a opinião de vocês
sobre o uso do freebsd-update, para manutenção dessas máquinas
antigas, ou seja, se é uma prática recomendável, do ponto de vista do
sistema propriamente dito e da segurança.

Deixo desde já meu muito obrigado por qualquer ajuda.