[FUG-BR] OT: Novos SPAMs

Ricardo Campos Passanezi riccp em ige.unicamp.br
Quinta Novembro 30 14:50:50 BRST 2006

On Wed, Nov 29, 2006 at 03:52:01PM -0200, m3 BSD wrote:
> Galera... seguinte... rodo um MX com
> postfix+amavisd+clamac+spamassassin, e blz, sempre foi satisfatorio o
> bloqueio de spams, porem, recentemente, comecaram a aparecer spam do
> tipo:
>
> Remetente: Joao Silva
> Assunto: Silva wrote:
>
> ou entao
>
> Remetente: Joao Silva
> Assunto: Hi it's Silva
>
> Alguem sabe como bloquear isso? estoun usando o sa-update, mas ateh
> agora nada...

Como o pessoal já disse, é interessante usar greylist. Além do greylist,
pode-se usar as listas de bloqueio. Por fim, usar o spamassassin.

No caso dessas mensagens, estou usando o sa-update¹ também e esse tipo de
mensagem tem sido bloqueado de forma satisfatória. Para tal, uso o
"channel" padrão e o "saupdates.openprotect.com" (descrição²: "We guys at
OpenProtect have created a channel which contains the recommended rules
in the SARE - SpamAssassin Rules Emporium. This way, rules can be
updated easily using sa-update, which ships with SA versions above 3.0.
SARE rules catches different kinds of spam including adult, spoof, stock
tips, fraud spam etc.").

Aí criei um script que roda todos os dias via crontab:

#!/bin/csh
sa-update -D --updatedir /usr/local/share/spamassassin --gpgkey 5E541DC959CB8BAC7C78DFDC4056A61A5244EC45
sa-update -D --updatedir /usr/local/etc/mail/spamassassin --gpgkey D1C035168C1EBC08464946DA258CDB3ABDE9DC10 -- channel saupdates.openprotect.com
/usr/local/etc/rc.d/amavisd restart

Poderia passar os 2 canais numa chamada apenas, mas como as regras do
Rules Emporium já estavam em outro diretório que não o padrão do SA,
preferi deixar assim e não misturar as coisas).

[1] http://wiki.apache.org/spamassassin/RuleUpdates
[2] http://saupdates.openprotect.com/

--
Ricardo Campos Passanezi