[FUG-BR] Asterisk + PF ALTQ QoS

Terça Outubro 10 17:08:09 BRT 2006

Olá FUGs,

Já dei uma verificada no histórico da lista, e no Google... os resultados
que achei não resolveram meu problema.

Cenário:
FreeBSD 6.1 STABLE
Asterisk 1.2.9.1
Kernel com PF + ALTQ

Eu tinha um QoS para priorizar o ATA, e estava funcionando bem.

int_if = "rl0"
ext_if = "sis0"
voip_gw = "{ 192.168.0.252 }"  ### IP DO ATA

# this is a recommended setting for SIP
set timeout { udp.first 300, udp.single 150, udp.multiple 900 }

altq on $ext_if cbq bandwidth 1Mb queue { normal, voip }
queue normal bandwidth 700Kb priority 1 cbq(borrow,default)
queue voip bandwidth 300Kb priority 7 cbq(borrow)

# Allow udp from VoIP provider
pass out log on $ext_if inet proto udp from $voip_gw to any queue voip label
"VOIP OUT"
pass in log on $int_if inet proto udp from $voip_gw to any queue voip label
"VOIP IN"

Durante as chamadas eu analisava o queue com pfctl -vv -sq e aparentemente
estava funcionando bem...

Agora o cenário mudou um pouco, instalei o Asterisk, a conexão ao provedor
SIP é efetuada no BSD e não
mais no ATA... gostaria que vocês sugerissem ou se possível enviassem um
pf.conf com QoS para Asterisk.

Abraço,

--
Welkson Renny de Medeiros