[FUG-BR] OT: Criação de CA

Rafael Aquino fugspbr em bsdserver.com.br
Terça Outubro 24 10:27:17 BRST 2006

Segue a receita de bolo que eu montei pra uso próprio e que
funciona pra mim.

Configurando SSL no Apache 2.x

- Criação da chave:

* opessl genrsa -des3 -out www.<dominio>.com.key 1024

  O sistema irá pedir 2 vezes uma senha.

- Criação do request do certificado:

* openssl req -new -key www.<dominio>.com.key -out www.<dominio>.com.csr

  O sistema irá pedir a mesma senha, e então irá efetuar perguntas
  a respeito do criador da chave. IMPORTANTE: Common name (ex. Your name)
  deve ser respondido com o domínio que está sendo criado.
  Ex.: www.<dominio>.com

- Criação do certificado:

* openssl x509 -req -days <duração_em_dias> -in www.<dominio>.com.csr
  - signkey www.<dominio>.com.key -out www.<dominio>.com.crt

- Trocar as linhas do ssl.conf:

  SSLPassPhraseDialog exec:/path_to_sslpass.sh
  SSLCertificateFile path_to_*.crt
  SSLCertificateKeyFile path_to_*.key

- Os hosts virtuais são criados da mesma maneira que no httpd.conf.

- Só é possível uma chave para cada IP.

- Conteúdo do arquivo sslpass.sh
#!/bin/sh

echo <senha>  # Esta é a mesma senha solicitada pelo ssl na criação das
chaves.

Espero ter ajudado.

--
Rafael Mentz Aquino