[FUG-BR] Redundância de Servidores Web Diferentes

Daniel Bristot de Oliveira danielbristot em gmail.com
Quinta Outubro 26 17:28:18 BRST 2006

> Muito bom esse seu 'paper' sobre balanceamento Daniel.

Obrigado.

> Outra alternativa que também me ocorreu é a utilização
> de 'IP virtual server' do linux usando heartbeat nas
> máquinas + (piranha/keepalived/UltraMonkey/mon).

Eu ja li como fazer isto no Linux, mas não tive nenhuma experiência
com ele, eu estou utilizando somente FreeBSD, (Nossa que cara xiita
hehe), mas é por que eu não tive nenhum motivo ainda para usa-lo, não
por xiitismo.

> O ponto
> que realmente me deixou em dúvida é a questão das conexões
> https. Como e onde tratá-las, isto é, onde colocar os
> certificados?

O pen tem suporte a https, de uma olhada no man dele, ele explica
certinho como fazer :)

> ps. Alguém sabe das vantagens e desvantagens quando compa-
> rados o PEN+VRRP versus IPVS+HA?

Não tive, mas aconselho utilizar o pen junto com o CARP, em
subistituição ao VRRP.

Sobre o PEN, também da de fazer load balance com o PF, o desenpenho é
melhor, mas o pen tem a vantagem do escalonamento com prioridades e
checagem de servidores "vivos". Mas o PF é um processo em nivel de
kernel, e com isto ele tem um desempenho superior...

Se quiser Renan, podemo conversar e fazer os comparativos :)

Um abraço
--
Daniel Bristot de Oliveira

R João Paez 409 Ap 202