[FUG-BR] Redundância de Servidores Web Diferentes

Rogério Schneider stockrt em gmail.com
Domingo Outubro 29 13:43:22 BRST 2006

Eu acredito que uma boa solução seria:

- Máquina centralizadora com o balanceamento implementado.
- As máquinas servidoras em cluster, recebendo as conexões
balanceadas, em uma DMZ.
- Por trás da DMZ um outro cluster para sistema de arquivos
distribuído, tal como o CODA, que manteria os dados sincronizados
entre os diferentes servidores balanceados de forma transparente, e
com alta disponibilidade e escalabilidade.

Sobre usar rsync para atualizar os dados, caso fosse adotado esse
modelo, eu recomendaria utilizar o "unison", pq ele faz mais que o
rsync (o rsync apenas adiciona arquivos ao destino, o unison pode
remover arquivos do destino que foram apagados na origem, mantendo
melhor sincronia) e com o mesmo desempenho, pois utiliza os algoritmos
de sincronização diifenrecial por conteúdo de arquivo, do rsync.

Att,
RS

Att,

Rogério Schneider