[FUG-BR] Configurar IP,DNS,GW,DNS

Carlos Anderson Jardim cajardim em valesaude.com.br
Terça Outubro 31 10:59:16 BRST 2006

Nilo Dantas escreveu:
> Olá pessoal,
> Tenho uma duvida de como configurar o IP,DNS,getway e Mask aqui no
> FreeBSD. Já tentei uma série de coisas mas nenhuma funcionou
> corretamente. No GNU/Linux não há problemas para este tipo de
> configuração.
> Acho minha duvida bastande simples para postar na lista. O problema é
> que já li muita coisa e não achei a resposta.
> Bem, supondo:
> IP: 30.54.34.1
> GW: 30.54.0.1
> MASK: 255.255.255.0
> DNS1: 201.12.52.15
> [...]

Ola Nilo,

Creio que sua resposta esteja no handbook em:

http://doc.fug.com.br/doc/pt_BR.ISO8859-1/books/handbook/config-network-setup.html
http://www.onlamp.com/pub/a/bsd/2004/05/13/FreeBSD_Basics.html?page=2

Mas eu vou quebrar seu galho e colocar um mini-enxuto howto: hehehe

1 - Ver qual a placa detectada através do comando ifconfig

# ifconfig

vr0: flags=8843<UP,BROADCAST,RUNNING,SIMPLEX,MULTICAST> mtu 1500
         inet6 xx00::xx0:x0xx:xx0x:0000%vr0 prefixlen 64 scopeid 0x2
         inet 200.11.11.11 netmask 0xffffffc0 broadcast 200.11.11.255
         ether 00:0e:a6:6d:84:10
         media: Ethernet autoselect (100baseTX <full-duplex>)
         status: active

Nesse caso temos uma placa de rede vr0 (diferente do linux que é eth0)
no FreeBSD usamos o nome da placa, por exemplo:

Intel - fxp
Realtek - rl
Via - vr

Se tivermos duas placas será por exemplo, vr0 e vr1

2 - Informando IP e mask para essa placa:

abra o arquivo /etc/rc.conf e coloque:

ifconfig_vr0="inet 30.54.34.1  netmask 255.255.255.0"

3 - Definindo o GW (Gateway)

Neste mesmo arquivo (/etc/rc.conf) adicione a linha abaixo:

defaultrouter="30.54.0.1"

Salve o arquivo!!

4 - Definindo DNS

no arquivo /etc/resolv.conf coloque as linhas:

nameserver 201.12.52.15
nameserver 201.12.52.16

Depois de feito tudo isso vamos startar a rede:

/etc/netstart

Carlos Anderson Jardim
Tecnologia da Informacao - Redes e Internet
Santa Casa de São José dos Campos
Linux User #403727
FUG-BR User #381
Tel.: (12) 3925-1873 - 3925-1925