[FUG-BR] RES: Solução para RAID?

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Domingo Abril 1 15:21:02 BRT 2007

Epa, o device ar (ataraid) é usado para discos com softraid, ou seja,
raid pela BIOS.  Não há hardware raid em questão...

Do manual:
     The ataraid driver provides support for so-called software RAID (some-
     times referred to as fake RAID or pseudo RAID).

Ou seja, as vantagens que voce cita não se aplicam...

Para todos os efeitos, a unica diferença entre o ataraid e o gmirror é
que no ataraid a configuração pode ser feita pela BIOS, o que permite
maior controle na instalação, e discos com RAID0 já no boot.  Não há
nenhum ganho de desempenho entre um ou outro.