[FUG-BR] RES: RES: Solução para RAID?

Segunda Abril 2 12:34:04 BRT 2007

Então você está dizendo que eu tendo uma placa high point, que tem um chip
nela, um circuito, ela está utilizando meu processador?
Não há sentido, estaríamos simplificando a placa a uma controladora IDE/SATA
adicional somente...

Porque, se eu utilizar o gmirror e mandar ele dar um rebuild, há todo um
processo do gmirror rodando:

   44  ??  DL     0:23.16 [g_mirror gm0]
1118  ??  DL     0:40.40 [g_mirror gm1]

Estes processos, obviamente irão ocupar tempos de CPU quando o mirror
quebrar, é fácil observar, basta mandar refazer o espelho e observar pelo
top ou SAR.

Pelo que eu entendo de softraid são aquelas placas adaptec, por exemplo, bem
baratas que só conseguem levantar o raid 5 ou 10, por exmeplo, depois que o
programa via Windows é instalado. Ou seja, elas não possuem BIOS, todo o
gerenciamneto é feito pelo client Windows, não há como pressionar uma
sequencia de teclas para ativá-la antes do PC iniciar.

Agora há este conceito também, veja:

http://linux-ata.org/faq-sata-raid.html

Occasionally, the term refers to controllers that have special features
designed to enhance RAID, but still the OS driver must use normal ATA or
SCSI commands to talk to the underlying disk devices. I classify these
unique controllers as RAID accelerators, as they fall somewhere in between
hardware RAID and software RAID.

Creio que a nossa adptec se encaixa neste meio termo.

Ela não é tão eficaz como uma raid legítima.. mas não sofre perdas de CPU
pela emulação do OS, o que o gmirror sofre.

abraços