[FUG-BR] RES: RES: Solução para RAID?

João Carlos Mendes Luis jonny em jonny.eng.br
Segunda Abril 2 14:05:52 BRT 2007

Renato Frederick wrote:
> Então você está dizendo que eu tendo uma placa high point, que tem um chip
> nela, um circuito, ela está utilizando meu processador?

Todas as placas tem um chip.  Não necessariamente elas tem um processador e memória.

Uma forma simples de identificar: eu diria que 90% das placas raid verdadeiras usam memórias padrão, SIMM, DDR, etc.  Se sua placa
não tem um pente de memória conectado nela, muito provavelmente não é hardware raid.

Os outros 10% são de placas que usam a memória do processador, e acesso via DMA.  Essas placas não tem o mesmo desempenho que as
outras, pois fazem competição de barramento com a CPU.

> Não há sentido, estaríamos simplificando a placa a uma controladora IDE/SATA
> adicional somente...

Mais ou menos.  A BIOS permite que voce controle os HDs antes do boot, e que o sistema operacional seja carregado de um disco com
stripe.  É bem mais que simplesmente uma placa SATA, mas bem menos que um raid por hardware.  Não acho despedicio de dinheiro, vale
a pena ter, mas sabendo que não é raid por hardware.

Para esse tipo de coisa aquelas promise on-board são ótimas.
  e bem acessíveis

> Porque, se eu utilizar o gmirror e mandar ele dar um rebuild, há todo um
> processo do gmirror rodando:
>
>    44  ??  DL     0:23.16 [g_mirror gm0]
> 1118  ??  DL     0:40.40 [g_mirror gm1]
>
> Estes processos, obviamente irão ocupar tempos de CPU quando o mirror
> quebrar, é fácil observar, basta mandar refazer o espelho e observar pelo
> top ou SAR.

Bem lembrado.  É uma ótima forma de ter certeza.

Experimente fazer um rebuild do seu RAID com o sistema rodando, e verifique o uso de CPU e acesso a disco.

Em vez do g_mirror_gm0, terá outro processo, mas algum processo terá.

> Pelo que eu entendo de softraid são aquelas placas adaptec, por exemplo, bem
> baratas que só conseguem levantar o raid 5 ou 10, por exmeplo, depois que o
> programa via Windows é instalado. Ou seja, elas não possuem BIOS, todo o
> gerenciamneto é feito pelo client Windows, não há como pressionar uma
> sequencia de teclas para ativá-la antes do PC iniciar.

Nao confunda BIOS com Hardware de RAID.  BIOS todas tem!  Se não tivessem, não davam boot.

As Softraid Adaptec fazem o RAID antes do boot, e tem sequencia de teclas para ativa-las, sim.

> Agora há este conceito também, veja:
>
> http://linux-ata.org/faq-sata-raid.html
>

> Occasionally, the term refers to controllers that have special features
> designed to enhance RAID, but still the OS driver must use normal ATA or
> SCSI commands to talk to the underlying disk devices. I classify these
> unique controllers as RAID accelerators, as they fall somewhere in between
> hardware RAID and software RAID.
>
> Creio que a nossa adptec se encaixa neste meio termo.
>
> Ela não é tão eficaz como uma raid legítima.. mas não sofre perdas de CPU
> pela emulação do OS, o que o gmirror sofre.

Para finalizar, enfatizo: Se usa ataraid, não é melhor que o gmirror!

Talvez devesse usar o hptmv(4)ou rr232x(4).  Mas se está usando o ataraid(4), está sendo tão ineficiente quando o gmirror.  Por
definição do ataraid.

No meu FreeBSD (6.2-stable), se eu der o comando "man -k raid" todas as interfaces que aparecem, menos a ataraid, são interfaces de
RAID por hardware.

					Jonny

João Carlos Mendes Luís			jonny at jonny.eng.br
   Networking Engineer