[FUG-BR] RES: RES: RES: Solução para RAID?

Segunda Abril 2 14:51:21 BRT 2007

> Mais ou menos.  A BIOS permite que voce controle os HDs antes do boot,
> e que o sistema operacional seja carregado de um disco com
> stripe.  É bem mais que simplesmente uma placa SATA, mas bem menos que
> um raid por hardware.  Não acho despedicio de dinheiro, vale
> a pena ter, mas sabendo que não é raid por hardware.
>
> Para esse tipo de coisa aquelas promise on-board são ótimas.
>   e bem acessíveis

Mas acho importante frisar que ao menos você fica "livre" da dependência do
OS.
Por exemplo, se for colocar um 2003 com mirror, teria que ativar o disco
dinâmico, o que poderia dar xabu pra acessar a partição de um recovery em
Unix por exemplo...
O gmirror até agora nunca me deu problemas (se eu retirar um disco e editar
o fstab, ele inicia como um disco SATA normal)mas nunca se sabe..

> Bem lembrado.  É uma ótima forma de ter certeza.
>
> Experimente fazer um rebuild do seu RAID com o sistema rodando, e
> verifique o uso de CPU e acesso a disco.
>
> Em vez do g_mirror_gm0, terá outro processo, mas algum processo terá.

Creio que aí será o campo interrupt que aumentará, seguindo a sua linha de
raciocínio do comprometimento do baramento :)

> Para finalizar, enfatizo: Se usa ataraid, não é melhor que o gmirror!

> Talvez devesse usar o hptmv(4)ou rr232x(4).  Mas se está usando o
> ataraid(4), está sendo tão ineficiente quando o gmirror.  Por
> definição do ataraid.
>
> No meu FreeBSD (6.2-stable), se eu der o comando "man -k raid" todas as
> interfaces que aparecem, menos a ataraid, são interfaces de
> RAID por hardware.

No site da highpoint há drivers pro BSD, mas nunca me aventurei a
utilizá-los, será que funcionaria?