[FUG-BR] Adiconando interfaces a uma bridge

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Terça Abril 10 22:45:16 BRT 2007

On 4/10/07, Mario Lobo <mario.lobo em ipad.com.br> wrote:

> Tenho usado o qemu pra rodar windows XP. Usando uma bridge para interface tap0
> e uma 2a placa de rede, rl0, na mesma rede da minha placa principal, xl0. [...] ha uns
>  dias atras, atualizei os fontes do kernel [...] quando
> rodei o qemu, o windows entrou normal mas sem conectividade. Fechei e tentei
> montar a bridge manualmente foi quando recebi a seguinte mensagem ao
> adicionar a interface na bridge.
>
> ifconfig bridge0 create
> OK
>
> ifconfig bridge0 addm rl0 addm tap0 up
>
> ifconfig: BRDGADD rl0: Invalid argument
> [...]

Eu costumo compilar o kernel o mais limpo possível e carregar os
módulos necessários somente quando preciso deles. Para o qemu com tap
é necessário ter pelo menos if_tap, ng_ether e ng_bridge. Para versões
mais recentes do qemu é necessário também o módulo aio.

--
Carlos A. M. dos Santos