[FUG-BR] RES: Dump / Restore

Rodolfo Zappa listas-rod em zappa.eti.br
Quinta Abril 12 17:44:55 BRT 2007

Robison Geraldi Garcia wrote:
> Bom dia;
>
> Olá a todos;
> Notei que estão conversando sobre dump/restore (BKP).
>
> Irei partilhar com vocês um software que utilizo em todos os meus clientes
> para ter backup integro, o nome dele é Amanda.
>
> Com este software eu consigo tirar bkp de vários servidores simultâneos com
> gerenciamento em log e por e-mail. Posso voltar e/ou restaurar todo o
> conteúdo de uma vez ou somente um arquivo.
> Crio rótulos nas fitas e faço um schedule para iniciar.
>
> É um software que vale a pena ser instalado.
> [...]

Oi Robison,

Eu utilizei, há muitos anos, o Amanda (na época eu usava o falecido
conectiva 6).

Funciona muito bem, mas recentemente descobri o bacula (www.bacula.org)
que se mostrou muuuuuuito mais fácil de instalar, gerenciar e operar,
além de ser extremamente flexível. O Bacula ainda conta com a vantagem
de possuir cliente para windows (pra quem tem ambiente misto), que
funciona de fato.

Na minha política de backup, eu uso o dump para tirar uma fotografia do
sistema, toda vez que eu faço instalações e upgrades no sistema, e uso o
bacula para pegar os dados variantes (sites, emails, bancos de dados,
etc...)

Fazer uma restauração barebone de um sistema pelo dump/restore é
molezinha, e depois colocar os dados variáveis pelo bacula também.
Assim  não tenho dor de cabeça (pelo menos, não muita) quando um hd de
servidor vai pro espaço (aconteceu só uma vez comigo).

--
Cordialmente,

Rodolfo Zappa

Archive TSP - Total Solution Provider
Nosso negócio é garantir que a sua rede de informações não pare!

(21) 2567-1842
rodolfo em archive.com.br
http://www.archive.com.br

"Se a gente se lança sem vigor, sete de dez ações tomadas não dão certo. É extremamente difícil tomar decisões num estado de agitação. Por outro lado, se sem se preocupar com as conseqüências menores, abordamos os problemas com o espíito afiado como uma lâmina, sempre encontramos a solução em menos tempo do que é necessáio para respirar sete vezes."  Nabeshima Naoshige (1538-1618)