[FUG-BR] [OFF] BSD x GPL

c0re dumped ez.c0re em gmail.com
Segunda Abril 23 15:06:34 BRT 2007

Sem querer causar flames mas....

Ao meu ver o pessoal do Linux tem uma visão muito romântica a respeito
de software e emprego comercial de softwares que são desenvolvidos por
empresas.

Em minha opiniao a licensa BSD é a única verdadadeiramente livre, pois
dá o direito de quem quiser utilizar o código fonte fechar ou não.
Isso sim é software livre, livre para abrir ou livre para fechar.

Agora o que eu acho que deveria acontecer é que as empresas que usam o
software com licensas BSD e depois alteram e fecham para fins
comerciais, deveriam pelo menos se tocar e contribuir financeiramente
com o projeto do qual eles aproveitaram o código fonte.

Uma grande empresa de firewalls aqui de Brasília usa o IPFW com
algumas modificações, faz um front end pra windows, coloca o fw em
appliances e vende cada caixa por uns 50 mil. Não sei se os caras
contribuem ou não com o projeto FreeBSD, mas se não o fazem, deveriam
fazê-lo, pois ganharam e ganham muito dinheiro às custas do projeto.

Seria muita cara de pau deles se não o fizessem, diga-se de passagem.

É claro que os caras fizeram algumas alterações e adicionaram coisas
que o IPFW não tem. Neste ponto o mérito é deles, que trabalharam pra
deixar o produto do jeito que eles queriam.

Sendo um produto comercial, optaram por não abrir o código fonte, já
que a licensa BSD permite isso.

O que eu acho interessante é que o pessoal do linux faz uma propaganda
danada em cima da GPL e usa váaarios drivers que só deispõem os
binários, dem uma unica linha do fonte...

É como dizem: "Quem gosta de Unix usa é *BSD, quem não gosta da
Microsoft usa Linux".

Como dizem:

flames > /dev/null

[]'s