[FUG-BR] [OFF] BSD x GPL

Rafael Fernandes ragatol em netsite.com.br
Segunda Abril 23 16:34:19 BRT 2007

Realmente, a licença BSD é a única verdadeiramente livre.

Acho que quem escolhe pela licença BSD o faz assim porque não se importa
se outros vão ganhar dinheiro com isto ou não. Se quem usa o código ganha
dinheiro e se sente mal com isto, é só fazer uma colaboração e pronto. Mas
este não é daí que parte o princípio da licença.

Não estou desmerecendo seu ponto de vista não c0re, concordo com ele, mas
se alguém faz algum código preocupado se outros vão lucrar com ele aí é
melhor escolher outra licença, não a BSD.

Quem precisa de vender software para ganhar a vida tem que vender o
produto mesmo. Quem ganha a vida de outras maneiras pode se dar o luxo de
doar o código para quem quiser.

Agora proibir que se ganhe dinheiro com software como boa parte do pessoal
de Linux pensa é puro comunismo. Cada um deve ter a liberdade de fazer o
que bem entender, desde que não tire a liberdade alheia.

Sinceramente, não vejo diferença entre código fechado e licença GLP, todos
os 2 guardam a propriedade intelectual para si. A única que não faz isto é
a BSD.

Bom, era só para complementar mesmo, não é para gerar mais discussões. :)

É como dizem mesmo por aqui:

flames > /dev/null

Até.