[FUG-BR] [OFF] BSD x GPL

Paulo Pires pappires em gmail.com
Quinta Abril 26 07:36:17 BRT 2007

On 4/26/07, NgD Vulto <hugo.ngd at gmail.com> wrote:
> Aproveitando pra tirar uma dúvida, se eu tenho um programa licenciado
> pela licença BSD e liberar o código, o usuário pode melhorar o
> programa, mudar o nome, e licenciar pela GPL ? Ou a licença BSD o
> obriga a manter o licenciamento na BSD?
>
> Me parece que sim:
>
> 1. Redistributions of source code must retain the above copyright
>   notice, this list of conditions and the following disclaimer.
> 2. Redistributions in binary form must reproduce the above copyright
>   notice, this list of conditions and the following disclaimer in the
> [...]

Você ficou com a impressão de que não pode por causa da menção a
copyright?  Não se deve confundir uma coisa com outra (embora às vezes
pareça haver uma interseção nebulosa entre eles).

No meu entendimento, você pode fazer o que quiser com a licença BSD,
inclusive embutir seu código no Windows e chamar de "winsock" ou de
"Microsoft DNS server", na cara dura.  A tal menção a copyright
provavelmente existe no Windows, sim, naquele arquivo oculto, perdido
no meio daquela indecifrável árvore de diretórios com nomes
esquisitos, dentro de algum arquivo .CAB. :)

--
Um abraço.
        Paulo A. P. Pires

... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.