[FUG-BR] DAT USB

Jason Hills jazzhills em gmail.com
Quinta Abril 26 18:51:17 BRT 2007

On 4/26/07, Renato Frederick <frederick em dahype.org> wrote:
> Senhores, alguém tem experiência com fitas externas de backup DAT USB, no
> BSD 6.x?
>
> Especificamente uma USB HP storageworks dds-5
>
> O máximo que achei na net foi isto:
>
> http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-questions/2005-November/104550.ht
> ml
>
> Se puderem relatar as experiências, principalmente com relação à velocidade!

Eu tive uma experiência com dois dispositivos DAT72 da HP, na mesma
máquina: em um o FreeBSD reconhecia usb 2.0. Ou outro 1.0. Mesmo
hardware, mesmo modelo de hardware DAT72 mas outro equipento. Cada um
se comportando de uma forma. Em 2.0 via umass eu conseguia taxas de
20MB/s. Em 1.0 conseguia taxa de 1MB. No kernel tinha suporte a 1.0 e
2.0,  Eu não sei daí tirei o 1.0 do kernel e nenhum dos dois funcionou
mais. No primeiro DAT tudo foi blz, ta em uso ateh hoji mas no segundo
o chefe mando devolve de tao ruin. Sem explicacao, mas deve o ser
mesmo modelo e outro chip igual uns fabricantes por aí fazem.

como que faz pra saber se um componente usb está 1.0 ou 2.0?