[FUG-BR] [OFF] BSD x GPL

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Sábado Abril 28 00:28:15 BRT 2007

NgD Vulto wrote:
> Então qual é a diferença de licenciar pela bsd e não licenciar em
> nada? Já que aparentemente não tem restrição nenhuma.

Depende da legislação de cada país. É preciso lembrar que qualquer produção
intelectual, software incluído, está *sempre* coberta por copyright. A não
ser que o detentor desse copyright estabeleça, explicitamente, que o
produto pode ser reproduzido desta ou daquela maneira. Até mesmo a
colocação da obra em domínio público pelo autor precisa ser feita por
manifestação explícita.

Esta confusão, aliás, é a base de minha antiga pinimba com o Stallman, cuja
licença eu chamo de GNU Proprietary License, uma vez que ela, assim como
*todas* as licenças, baseia-se no princípio da propriedade. A esse
respeito, inclusive, eu uma vez escrevi um artigo chamado "Não Existe
Software Livre", que pretendo recolocar na web em breve.

___
Casantos