[FUG-BR] [1/2 off] Qmail + dspam

Luiz Otavio Souza luiz em visualconnect.com.br
Domingo Abril 29 10:07:59 BRT 2007

Renato Frederick escreveu:
> Tive o mesmo problema.
>
> Com menos de 500usuarios, uns 30dominios
> a base do SQL passava de 3GB, um boot forçado no servidor era
> motivo para um repair table/myisamchk :(
>
> estou usando
> spamd+clamav+RBL+greylist+spamcontrol, prá dar uma segurada nos
> spam.
>
> inte

Se a tabela chegar aos 4GB (limite máximo de um arquivo no ufs) ai você
vai ver a dor de cabeça.. heheheh

Eu nunca gostei do spamassassim por ser feito em perl (overhead) e ter
um grande número de dependencias, mas com o spamc/spamd estou
conseguindo utilizar o SA sem muitos problemas (embora ainda não goste
muito do sistema de classificação dele...)

O spamc deve ser executado atraves do qmail-queue e não nos .qmail da
vida (cada mensagem que passa no qmail-queue pode se tornar várias
mensagens já que ela será copiada para cada e-mail local que recebe a
mensagem). Isso também ajuda a reduzir o overhead no servidor.

Acredito que existam muitos programas que façam isso, mas se você tiver
qualquer dificuldade tenho isso pronto aqui.

Tenho o pf+spamd (greylist) no front de batalha e SA no qmail com
smtp-auth, solução toska e razoavelmente eficaz.

Acho que o spamcontrol oferece os melhores recursos na prevenção dos
spams, mas infelizmente não é compatível a instalação atual do qmail que
venho utilizando.

Se eu conseguir reunir a massa critica necessária por aqui, a idéia é
gerar substitutos para o qmail-smtpd e o qmail-queue, integrando todas
as funcionalidades originais com as tecnicas corretas para se combater
os spams (smtp-auth, verificação de dns/reverso, spf, domainkeys,
greylist, tarpit, etc..)

A idéia é ter alguma coisa compativel com o spamcontrol (recursos
anti-spam e logs melhorados), mas sem patchs no qmail !

As vantagens são obvias, principalmente no greylist aonde não será
necessário utilizar a porta 587 para envio de e-mails.

O único problema até agora é fazer com que o sistema seja compativel com
qualquer instalação do qmail (original, vpopmail, ldap), a única
alteração no entanto é na autenticação e verificação de usuários (no big
deal).

Se isso vier a se concretizar, provavelmente não poderei mais dizer que
uso o patch-qmail ;)

luiz