[FUG-BR] [1/2 off] Qmail + dspam

Luiz Morte morte em chsti.com
Domingo Abril 29 13:36:47 BRT 2007

Luiz Otavio Souza escreveu:

> [...]
> um grande número de dependencias, mas com o spamc/spamd estou
> conseguindo utilizar o SA sem muitos problemas (embora ainda não goste
> muito do sistema de classificação dele...)
>
> O spamc deve ser executado atraves do qmail-queue e não nos .qmail da
> vida (cada mensagem que passa no qmail-queue pode se tornar várias
> mensagens já que ela será copiada para cada e-mail local que recebe a
> mensagem). Isso também ajuda a reduzir o overhead no servidor.
>
> Acredito que existam muitos programas que façam isso, mas se você tiver
> qualquer dificuldade tenho isso pronto aqui.

Eu agradeço se você passar como usa. Atualmente chamo o SA via simscan.

> Tenho o pf+spamd (greylist) no front de batalha e SA no qmail com
> smtp-auth, solução toska e razoavelmente eficaz.

Do que estou entendo são dois servidores, correto? Esse front é openbsd?
> Acho que o spamcontrol oferece os melhores recursos na prevenção dos
> spams, mas infelizmente não é compatível a instalação atual do qmail que
> venho utilizando.

Vc esta usando o qmail em que base para autenticar?

Estou usando o qmail-ldap, mas algumas vezes, tenho encontro
dificuldades em integrar com
alguns softwares de spam, por exemplo.
> Se eu conseguir reunir a massa critica necessária por aqui, a idéia é
> gerar substitutos para o qmail-smtpd e o qmail-queue, integrando todas
> as funcionalidades originais com as tecnicas corretas para se combater
> os spams (smtp-auth, verificação de dns/reverso, spf, domainkeys,
> greylist, tarpit, etc..)
>
> A idéia é ter alguma coisa compativel com o spamcontrol (recursos
> anti-spam e logs melhorados), mas sem patchs no qmail !

Interessante. Eu ainda estou procurando uma solução ideal.

[]s,
Luiz.