[FUG-BR] RES: RES: [1/2 off] Qmail + dspam

Segunda Abril 30 08:56:36 BRT 2007

> [...]
> e-mail propriamente dito.
>
> No meu caso o número de spams bloqueados no greylist do spamd é
> significativo e mantém a baixa carga no servidor de e-mail.
>
> O problema é que como o spamd é um sistema autonomo é não sabe quem são
> meus clientes (ele não suporta auth).
>
> Para resolver isso tenho outro qmail-auth na porta 587 e quando há ip
> disponivel utilizo um ip para o mx (servidor-servidor) que roda o
> greylist e outro para o envio de mensagens via smtp (cliente-servidor).
>
> Fácil configuração e zero manutenção, sem regras, sem treinamento...

Mas o spamd vai se comunicar com o qmail backend?

Por exemplo, os recursos que eu tenho no qmail backend ele vai respeitar? Ou
ele vai ser um "burro de carga" aceitando qualquer coisa?

Porque este é o maior problema com soluções de gateway que existem(até
pagas), conforme falei.

Não sei como ele funciona, mas seria bom que ele interagisse com o smtp que
eu especifico, só entrando em ação depois que o cliente começou a jogar o
email.

Daí todos os patches que a gente tem, como spamcontrol, greyulist, etc etc
ficariam ativos.

Porque é muito chato usar uma solução que é passiva, recebe tudo da net e
fica jogando pro qmail mensagem anonima.

> Sim...
>
> Voce pode configurar o courier-imap (/usr/local/etc/courier-imap/imapd)
> para enviar os e-mails assim que você os copia para uma caixa imap
> específica (Outbox na configuração padrão).
>
> Certa vez para resolver esse problema, modifiquei o courier-imap para
> reconhecer duas novas caixas imap (spam e nospam) e quando alguma
> mensagem era copiada para la eu utilizava esse recurso para treinar o
> filtro.
>
> Durante a copia não havia esse problema da alteração dos cabeçalhos e o
> treinamento passou a ser bem mais efetivo.

Com certeza, resolve todos os problemas, fiz uma shell que varre o spam e
nospam e joga pro spamassassin, mas  a questão é quando o cliente ainda usa
só pop3 !!!