[FUG-BR] RES: RES: [1/2 off] Qmail + dspam

Luiz Otavio Souza luiz em visualconnect.com.br
Segunda Abril 30 10:08:02 BRT 2007

Renato Frederick escreveu:

> Mas o spamd vai se comunicar com o qmail backend?
>
> Por exemplo, os recursos que eu tenho no qmail backend ele vai respeitar? Ou
> ele vai ser um "burro de carga" aceitando qualquer coisa?
>
> Porque este é o maior problema com soluções de gateway que existem(até
> pagas), conforme falei.
>
> Não sei como ele funciona, mas seria bom que ele interagisse com o smtp que
> eu especifico, só entrando em ação depois que o cliente começou a jogar o
> email.
>
> Daí todos os patches que a gente tem, como spamcontrol, greyulist, etc etc
> [...]
Ele trabalha baseado nas seguintes regras do pf:

table <spamd-white> persist
no rdr inet proto tcp from <spamd-white> to any port smtp
rdr pass inet proto tcp from any to any port smtp -> 127.0.0.1 port spamd

Ou seja quem o spamd ainda não identificou (ip do servidor) vai ser redirecionado para o greylist do spamd.

Quem já foi identificado simplesmente ignora o rdr. O spamd não é um proxy, as conexões direcionadas para ele sempre falham  temporariamente (451).

Depois de duas conexões no spamd do mesmo remente, destinatário e ip o spamd cria uma entrada na tabela spamd-white.

A solução é transparente, utiliza recursos mínimos e funciona muito bem com o pf.

luiz