[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Prevenção contra arquivos apagados

Quinta Agosto 2 19:38:58 BRT 2007

Silmar Oliveira wrote:
> [...]
>
> Onde eu trabalho, hospedamos várias páginas, cada uma com sua própria
> administração isolada.
> Já houve solicitação de recuperação de arquivos que foram apagados
> acidentalmente no diretório do usuário. O backup salvou mais uma vez o
> usuário de um desastre.
> Mas, como nosso backup é em fita, é um pouco demorado para recuperar
> os dados e, dependendo da hora em que for feita a "caca", não tem
> remédio.
> Alguém conhece algum programa que funcione como uma espécie de
> "lixeira" (semelhante ao da m$) que possa facilitar a restauração de

Do ponto de vista de arquivos e diretorios (file system), a resposta
certa é: não tem como. Não existe. Você teria que ficar fazendo backup
da estrutura de inodes inteira.

Porém, você pode fazer isso na aplicação. Por exemplo, seus clientes dao
"rm" no servidor? Provavelnete nao. Provavelmente voce fornece um
servico, normalmente FTP por exemplo.

Se for ProFTP, existe o "mod recyclebin", um modulo pro ProFTP que faz
exatamente isso: uma liveira. Vi algo similar pra PureFTP, mas foi na
lista deles, nada oficial.

Por outro lado você mesmo poderia modificar o fonte do seu ftp e mudar
um pouco o que ele faz quando recebe o comando "dele". Essas são as
idéias iniciais.

Outra idéia inspirada (mas algo me diz que inviável em um ambiente
grande) é montar um repositório SVN e depois usar o WebDAV (dav SVN)
para acesso ao repositório, e pra completar a "façanha" usar o fusedav,
um sistema de arquivos fuse (de userland) capaz de montar
compartilhamentos WebDAV em sistemas de arquivos locais. Ai tudo que se
fizer nesse sistema de arquivo será na verdade o SVN hehe. Ai você terá
histórico ilimitado das modificações hehehe.

Provavelmente essa última é inviável na vida real. Não faz sentido
manter histórico de tudo =) e o SVN usa BDB, acho que a performance
seria bem penalizada, e o tamanho do espaço usado no repositório
crescendo rápido demais.

> Outro ponto: É viável quanto a processamento e armazenamento?

Se for algo na aplicação (mod_recyclebin ou equivalente), é viável
quanto a processamento e quanto a armazenamento fica sob seu controle.

A outra idéia no máximo, seria um POC (prova de conceito) hehe, possível
é, mas viável...

Alias (ainda mais off topic), dizem que o Leopard (novo MAC OS X) terá
uma natureza de sistema de versionamento no sistema de arquivos, pra
recuperar arquivos "eternamente" (o nível da eternidade é configurável
nesse caso hehe), que a Apple batizou de "time machine". Fico curioso
pra ver a performance e o uso de espaço em disco dessa abordagem.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
(31) 3281-9633 / 3281-3547