[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Prevenção contra arquivos apagados

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Quinta Agosto 2 19:52:27 BRT 2007

On 8/2/07, Patrick Tracanelli <eksffa em freebsdbrasil.com.br> wrote:

> Do ponto de vista de arquivos e diretorios (file system), a resposta
> certa é: não tem como. Não existe. Você teria que ficar fazendo backup
> da estrutura de inodes inteira.
>
> Porém, você pode fazer isso na aplicação. Por exemplo, seus clientes dao
> "rm" no servidor? Provavelnete nao. Provavelmente voce fornece um
> servico, normalmente FTP por exemplo.
>
> Se for ProFTP, existe o "mod recyclebin", um modulo pro ProFTP que faz
> exatamente isso: uma liveira. Vi algo similar pra PureFTP, mas foi na
> lista deles, nada oficial.

> [...]

O que poderia ser feito também é fazer snapshots regulares do filesystem
(mksnap_ffs), mas dependendo do tamanho do filesystem e capacidade da
máquina, isso poderia ser bem lento (deixa o sistema todo lento), além do
que, se você tem muita alteração nesse filesystem vai "perder" algum espaço
e você ainda cai na mesma questão do horário. Porém é uma feature bem legal
e acho que vale a pena você testar.