[FUG-BR] Jail FreeBSD

Luiz Otavio Souza luiz em visualconnect.com.br
Sábado Agosto 18 21:08:22 BRT 2007

Nilson Debatin escreveu:
> É o comeco dos teus problemas meu caro... esse recurso que vc
> quer só está disponivel usando-se patchs de terceiros, os quais
> sei la por que cargas d'agua nunca foram incorporados ao codigo
> oficial. Procure por um patch chamado mijail pra sua versão
> de FreeBSD. Eu já usei o patch com sucesso, mas pra muita gente
> não funciona...
>
> []s
> Nilson

Nilson,

O patch não foi incorporado pois não da suporte a multiplos ipv6 (apenas
ipv4), o que no FreeBSD é inaceitavel (e é piada pra gente... :)

Mas como o Patrick já comentou, esta sendo desenvolvimento um novo
conceito de virtual network stack para cada jail, assim cada jail vai
poder ter quantos ips quiser, quantas interfaces precisar, bem como seu
próprio firewall (ipfw,pf,ipfilter) independente do resto do sistema.

Ou seja, não precisaremos mais de dois servidores para rodar o dummynet
e o pf separados... basta um jail...

Mas não há muita esperança para o 7.0, mas deve sair ainda nas versões 7.x.

[]'s
Luiz