[FUG-BR] Controle de Uso do MSN e redes P2P

Cristina Fernandes Silva cristina.fsilva em yahoo.com.br
Sexta Agosto 31 00:46:49 BRT 2007

Pessoal,

Algumas vezes ja vi alguns colegas dizendo sobre o uso controlado do MSN atraves firewall
proprietarios, um exemplo é o Firewall Aker (www.aker.com.br) segundo informações é
baseado em linux.

Um exemplo é uma opção de não bloquear e sim controlar o tempo que usuario permanence no MSN.
Quando esse tempo se esgota o usuario não consegue mas mandar a mensagem, ele avisa que o tempo se
esgotou
para o uso do MSN na propria janela da conversa.

A minha duvida é existe algo perecido no FreeBSD, o que ele deve esta usando ? algo me diz que é
tipo um dansguardian ? estou errada ?

E aproveitando qual melhor solução em BSD para controlar as redes P2P, PF ou é melhor em
IPFW, alguns comenta que o linux neste ponto seria uma opção melhor por causa do iptables
com layer 7. é verdade ?

Obrigada

      Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê.
http://www.flickr.com.br/