[FUG-BR] RES: Gateway com IPFW X Bridge

Terça Fevereiro 13 10:01:51 BRST 2007

Os 2 são praticamente a mesma coisa, já que em ambos os casos você estará
utilizando o IPFW.
A diferença é que em caso de utilizar bridge você não precisa segmentar sua
rede, criando uma subnet entre o roteador e o firewall.
Mas, com um firewall roteado você pode criar conceitos de extranet, dmz, etc
etc etc.

> Outra coisa: A Bridge é camada 2, certo ? Posso fazer filtragem nela
> utilizando endereço IP ?

Em ambos os casos você pode utilizar endereço IP, já que quem estará
trabalhando com a camada 2 será o freesbsd quando você ativar as sysctl
relativas à bridge. O ipfw continuará trabalhando normalmente com IP ou com
layer2, se você assim desejar.

Particularmente acho mais elegante e bacana criar um firewall utilizando-se
3 placas de rede, subnets entre o roteador e ele e alocação de endereços IP
para a DMZ e rede Interna.

Mas depende do cenário.. tem uns malucos que possumem só uma rede /30, daí
só uma bridge resolve.