[FUG-BR] Gateway com IPFW X Bridge

irado furioso com tudo irado em hotpop.com
Quarta Fevereiro 14 13:16:52 BRST 2007

Em Tue, 13 Feb 2007 09:48:06 -0200
Renato Luiz de Sousa <rensousa em iqm.unicamp.br> escreveu:

> Gostaria de contar com a experiência de vcs sobre qual dos 2
> utilizar. Tenho que levar em conta questões como segurança,
> facilidade de implementação e manutenção.

hmm.. não sei.. eu fiz dos dois modos, veja aqui:

http://under-linux.org/wiki//index.php/Tutoriais/FreeBSD/FreeBSD-Firewall-1

foi uma bridge filtrada e eu achei simples de implementação. Como
também cometi outros pequenos projetos de fwll (com e sem DMZ, com e
sem VPN's, em ipfilter, ipfw e pf), sou suspeito pra dizer que uma é
melhor que outra. :(

> Outra coisa: A Bridge é camada 2, certo ? Posso fazer filtragem nela
> utilizando endereço IP ?

sim, pode.. o conceito é que vc vai ter filtragem indicando não os ip's
dela mesmo (de vez que não existem), mas sim os ip's de origem
(internet ou LAN) e destino (vice-versa). Uma lida rápida no artigo
acima deve esclarecer como funciona.

o que vc deve entender é que NÃO EXISTE possibilidade de fazer de uma
bridge um roteador/nat

divirta-se.

--
flames > /dev/null

saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Não é evidente que Deus exista." (San Tomaz de Aquino)