[FUG-BR] RES: C/C++

Paulo Pires pappires em gmail.com
Sábado Fevereiro 24 23:47:54 BRT 2007

On 2/24/07, gethostbyname <gethostbyname at gmail.com> wrote:
> Bom, creio que ele deve estar se referindo ao padrão mais atual da
> linguagem, C99. O padrão ANSI já está meio obsoleto pelos padrões ISO
> C89 e C99.

Você está fazendo alguma confusão.  C89 é ANSI, cujo correspondente
ISO (praticamente idêntico, apenas recredenciado) é o C90.

> Teve um cara que liberou o C Completo e Total na rede um tempo atrás.
> Puxa, logo o livro do Herbert Schildt, o pior autor de todos os tempos.

Não sei se é *o* pior, mas é um cara que claramente escreve sobre o
que ele acha que vai lhe render uns trocados.  É provável que o
compromisso dele seja mais com fazer dinheiro rapidamente do que com a
qualidade do que escreve.  Nessa linha, o mais lamentável é quando, ao
invés de ensinar a linguagem de programação a que se propõe na capa,
ele começa a fazer apologia de determinadas tecnologias e de certos
fabricantes de software (sobretudo do estado de Washington), talvez a
fim de dar impulso a outros de seus livros.

> PS. A função main não retornar um valor é considerado um ERRO NÃO-FATAL.

Eu freqüentemente compilo com "-Werror -Wall"; existem motivos para
que o compilador emita warinings, ou eles não estariam lá.  Um exemplo
que volta e meia acontece comigo é usar "=" em lugar de "=="; às vezes
é intencional e às vezes por distração ou erro de digitação, mas um
warning é bem-vindo nos dois casos.  Todos sabemos fazer e às vezes
somos forçados a fazer bacalhaus no código, mas também sabemos como
usar a linguagem para, de forma sintaticamente correta e
estilisticamente mais produtiva (no sentido de dar clareza que
facilite a manutenção de código no futuro), fazer calar qualquer
warning, mesmo quando se usa "-pedantic".

--
Um abraço.
        Paulo A. P. Pires

... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.