[FUG-BR] Dump de CD/DVD

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Segunda Fevereiro 26 15:08:35 BRT 2007

Em Seg, 2007-02-26 às 14:16 -0300, Rafael Fernandes escreveu:
> É eu já tinha tentado isto, dá invalid argument.
>
> No free, tem como gravar um CD sem definir um sistema de arquivos (iso,
> ufs, etc).
> No exemplo da documentação, vc poderia fazer isto para gravar um tar, e
> então usar o tar para ler
> diretamente estes dados no CD.
> Veja bem que, como não há sistema de arquivos, seria impossível de montar
> o cd para leitura normal.
>
> Na verdade, estava precisando de um tipo de "raw-read", como tem o
> "raw-write".

Ainda não entendi o que vc quer, ao meu ver 100% das respostas a você
estavam perfeitas, afinal não existe (que seja do meu conhecimento)
ferramenta melhor que o dd (device dump?) para fazer isso. Usando o dd
você estará lendo em raw-mode, bit a bit do que tem gravado dentro do
cd, o que significa que lendo bit-a-bit o conteudo do cd no fim das
contas você vai conseguir um ISO pois é isso mesmo que ele é um bit-a-
bit do cd.

Caso hipotetico: Se você gravar uma ISO num CD, você pode verificar
se o md5 do conteudo do CD é igual ao md5 da imagem.ISO, tendo assim
certeza de que foi gravado com sucesso.

Se não é nada disso que você quer, então nos explique melhor qual
a sua necessidade.

[]s
Nilson