[FUG-BR] Autenticação de usuários

Rudinei Dias rudinei em ipuc.com.br
Quarta Janeiro 3 18:36:16 BRST 2007

Olá pessoal.

Estou em busca de sugestões para a criação de um processo de
autenticação de usuários que me permita fazer o controle de quais
máquinas o usuário poderá se logar e a que horas.
A minha situação é a seguinte:
tenho uma rede dos laboratórios de informática onde meus alunos estão em
aula. Nesta mesma rede estão micros específicos de acesso livre num sala
(com o ip fixado pelo MAC das máquinas, via DHCP).
Porém preciso da seguinte restrição: Quando o aluno estiver em aula, não
poderá se logar nos micros da sala livre. Estando fora do horário, o
aluno não poderá logar-se daquele equipamento e tampouco navegar na web.
Tenho um sistema desenvolvido (PHP+base PostgreSQL) ao qual precisarei
consultar os horários de aula dos alunos para efetuar a autenticação.
Por enquanto não tenho nenhum tipo de controle de acesso, e meu ambiente
é composto de windows98 e XP prof., serv. Freebsd.

Tenho com fazer isso somente com LDAP+Samba e verificando o horário no
sistema?
Faço o LDAP buscar no sistema ou o sistema registrar o controle no Samba?
Alguma idéia?

Obrigado.

Rudinei Dias