[FUG-BR] IPFW + Burst ?

Rafael Albuquerque rbaslack em gmail.com
Domingo Janeiro 7 18:14:09 BRST 2007

On 1/7/07, Renato Frederick <frederick em dahype.org> wrote:
> Será que é isto que o meu cliente comentou (vide meu email - controle de
> banda exotico)?
>
> O tal Mikrotik?
>
> E desculpe a ignorancia no squid, mas como o delay pool faria isto? Fiz
> alguns testes aqui e ele só limitou o download ;)
>
> Obrigado!

O mikrotik faz isso de forma bastante simples.
Tenho um sendo servidor PPPOE. No radius do servidor eu importo o
dicionario (que ja vem ate, no freeradius). Ai tem um atributo
Mikrotik-Rate que eu passo o valor de download, upload, donwloadburst
e uploadburst (nao tenho certeza da ordem agora). E pronto. Ta tudo
funcionando como se fosse magica.

O delay-pools eu nao tenho experiencia, mas pelo pouco que vi daria
pra fazer limitacao por classes de arquivos. Por exemplo, o que fosse
AVI, EXE, ZIP... deixava limitado digamos a 200 kb. O que fosse .html,
.htm, .php, .gif, .jpg ficaria sem limite.
Deixaria as regras de ipfw fazendo limitacao de tudo que nao fosse porta 80.

Mas mesmo assim.. isso me parece mais um "quebra-galho" do que a
solução do problema.

De qualquer forma, podemos debater e ver se chegamos a uma solução.
Os que ja usam delay-pools podem tecer algum comentario?

[]s
Rafael