[FUG-BR] Proteção

Guilherme M. O. gmoliv em gmail.com
Quarta Janeiro 10 15:56:33 BRST 2007

Ok, tentarei explicar melhor.

Preciso colocar um servidor em um local físico não confiável. Se a
pessoa tiver acesso físico ao servidor, ela não poderá fazer nada, no
máximo acessar um console sem permissão a nada.

Esse servidor hospeda a versão server de uma ferramenta case própria
que deve ser acessada por uma rede local, e somente esta porta estará
liberada no servidor, nenhuma mais (nada de ssh, ftp, nada).

Depois de configurado, teoricamente não há necessidade de realizar
manutenção no servidor. Porém ele deve acessar um servidor de
atualização situado em outra rede (interna também) e "auto-atualizar"
o OS e a ferramenta case (a ferramenta case, baixando o arquivo e os
scripts ela consegue se auto-atualizar. a questão da atualização do SO
sugerida pelo Alex Moura seria suficiente, creio eu) periodicamente
(para manter o servidor protegido de bugs e a ferramenta case sempre
com a versão mais nova.

Como são redes diferentes, e eu só tenho acesso a rede do servidor e
nada mais, o local fisico do servidor não é confiavel, eu precisaria
"proteger" o server contra acesso físico, de forma que se alguem
conseguisse acessar o console (se for possível, nem acessar o console
ele conseguiria), não conseguiria fazer nada.

A ferramenta case precisa de privilégios administrativos para rodar
(root) e recebe atualizações no mínimo semanais.

Guilherme M. O.