[FUG-BR] Proteção

Alex Moura alexsm em gmail.com
Quarta Janeiro 10 16:05:13 BRST 2007

On 1/10/07, Guilherme M. O. <gmoliv em gmail.com> wrote:

> Depois de configurado, teoricamente não há necessidade de realizar
> manutenção no servidor. Porém ele deve acessar um servidor de
> atualização situado em outra rede (interna também) e "auto-atualizar"
> o OS e a ferramenta case (a ferramenta case, baixando o arquivo e os
> scripts ela consegue se auto-atualizar. a questão da atualização do SO
> sugerida pelo Alex Moura seria suficiente, creio eu) periodicamente
> (para manter o servidor protegido de bugs e a ferramenta case sempre
> com a versão mais nova.

Atualmente, as ferramentas de atualização interessantes do
FreeBSD são a freebsd-update a portsnap. Talvez, se for possível,
seja interessante fazer um espelho do freebsd-update e do portsnap,
ao invés de espelhar os fontes do projeto.

Outra dica interessante é a de criptografar filesystem no disco. Pra isso,
o "FreeBSD Handbook" ajuda:

17.16 Encrypting Disk Partitions
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/disks-encrypting.html

Alex