[FUG-BR] [Fora de Tópico] Dúvida sobre URL - URL sem WWW

Leo Getz getz.leo em gmail.com
Terça Janeiro 16 21:29:58 BRST 2007

Se me permitem dar um pitaco, vou tentar resumir:

- Publicação apenas de alteração de um registro é imediata, não existe
mais nada a ver com o registro.br

Porem para que isto ocorra é necessário forçar o secundário para
leitura imediata da zona alterada.

vamos supor a seguinte zona: abc.com.br

após inclusão de um novo registro algo como:

a.abc.com.br. IN A 192.168.1.1

Altere o serial e de o seguinte comando para reiniciar:

# rndc flush && rndc reload

Pronto, a zona primaria já esta com o novo registro, ping a.abc.com.br
já esta funcionando, agora vem o pulo do gato:

Ir até o servidor " secundario" e executar os seguintes comandos:

# rndc flush && rndc retransfer abc.com.br && rndc reload

Após isto voce pode consultar qualquer DNS que é 99,99% de certeza que
ele ja saberá quem é o endereço: a.abc.com.br

Seja ele servidor da maquina ao lado, ou servidor la na china.
Outra coisa se a zona possuir 3/4 servidores secundários o
procedimento deverá ser executado em todos os servidores.

Com isto a publicação é imediata, a publicação de DNS de 30 minutos de
DNS no registro.br só vale quando existe alteração de declaração de
servidores de DNS.

My 1 cent.

Abs.