[FUG-BR] ppp com duas conexoes ADSL

Araujo araujo em iguabanet.com.br
Sexta Janeiro 26 09:59:52 BRST 2007

----- Original Message -----
From: "Helizonaldo Alves de Morais" <helizonaldo at hotmail.com>
To: <freebsd at fug.com.br>
Sent: Thursday, January 25, 2007 7:52 PM
Subject: [FUG-BR] ppp com duas conexoes ADSL

Olá
Alguem ja fez uma conexcao ppp com dois links adsl e que tenho um link da
velox aqui funcionando e queria colocar outro pra balancear a carga, mas nao
to conseguindo fazer o ppp funcionar com os dois links meu ppp.conf esta
assim:

Voce vai comer o pão que o diabo amassou, estou tentando fazer isso a
mais de um mês e ainda não consegui. E olha que quero uma coisa simples,
apenas que alguns ips da rede saiam pelo 1 e os outros pelo 2. Aparentemente
quem escreveu o ppp jamais pensou que alguem poderia querer fazer isso,
o que não é nada demais, afinal ele não vive no Brasil.

Mas, vamos lá, primeiro conectar os dois links, essa é a parte facil, basta
voce
fazer o seguinte ppp.conf em /etc/ppp

default:
 set timeout 0
 set log local phase lcp ipcp tun
 nat enable yes
# nat enable no
 enable dns

velox1:
 set device PPPoE:xl1
 set server /var/run/velox1 "" 0177
 set authname xxxxxxxx at telemar.com.br
 set authkey yyyyyyyyyyy
 add default HISADDR

velox2:
 set device PPPoE:xl0
 set server /var/run/velox2 "" 0177
 set authname xxxxxxxx at telemar.com.br
 set authkey yyyyyyyyyyy

e chamar assim:

ppp -ddial -unit0 velox1
ppp -ddial -unit1 velox2

não adianta voce colocar "add default HISADDR" nos dois links
porque só o último que entrar vai funcionar.

não esqueça de trocar xl0 e xl1 para as suas interfaces

é depois disso que seus problemas vão começar, qualquer coisa
que voce conseguir poste aqui por favor, que eu tambem to
precisando.

araujo