[FUG-BR] Conectar a internet usando dois Virtuas + ipfw?

Araujo araujo em iguabanet.com.br
Domingo Janeiro 28 12:20:02 BRST 2007

    Alem da msg do Leo, veja toda a "thread" "ppp com duas conexoes adsl"
que rolou nos ultimos dias. Ha ainda outras solucoes.

    Usando uma maquina só voce só poderá fazer usando dois circuitos de
provedores diferentes (por exemplo virtua e velox, mas não dois virtua)

 . Andei fuçando mais um pouco o assunto e basicamente conclui que voce nao
pode  usar dois links do mesmo provedor porque não é possivel ter na tabela
de rotas duas rotas apontando para o mesmo gateway.

    sds, araujo

----- Original Message -----
From: "Vini Engel" <vini at fugspbr.org>
To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
<freebsd at fug.com.br>
Sent: Sunday, January 28, 2007 10:46 AM
Subject: [FUG-BR] Conectar a internet usando dois Virtuas + ipfw?

Oi Pessoal,

Eu estou fazendo uns testes e experiencias aqui e gostaria de saber se
alguem teria alguma dica. Eu tenho que configurar um dos meus FreeBSD
para se connectar a internet usando dois Virtua e talvez um virtua e um
velox. Parte do trafego sairá por um Virtua e outra parte pelo outro, se
 um cair então todo o trafego sairá por um só. Ainda, talvez eu tenha um
velox parado só por garantia, ou seja se eu perder os virtuas o trafego
sairá pelo velox.

Se os IPs fossem todos estaticos eu acho que seria relativamente facil
de fazer o roteamento usando IPFW, mas o virtua usa DHCP e o velox usa
PPPoE neste caso eu nunca poderei prever o destino para assim poder rotear.

Será que alguem que já fez algo similar poderia me dar umas dicas?

Thanks
Vini