[FUG-BR] Conectar a internet usando dois Virtuas + ipfw?

Leo Getz getz.leo em gmail.com
Domingo Janeiro 28 10:50:20 BRST 2007

Vini Engel escreveu:
> Oi Pessoal,
>
> Eu estou fazendo uns testes e experiencias aqui e gostaria de saber se
> alguem teria alguma dica. Eu tenho que configurar um dos meus FreeBSD
> para se connectar a internet usando dois Virtua e talvez um virtua e um
> velox. Parte do trafego sairá por um Virtua e outra parte pelo outro, se
>  um cair então todo o trafego sairá por um só. Ainda, talvez eu tenha um
> velox parado só por garantia, ou seja se eu perder os virtuas o trafego
> sairá pelo velox.
>
> Se os IPs fossem todos estaticos eu acho que seria relativamente facil
> [...]

Enviei ontem para a lista:

Tem uma forma mais "facil"!

Uso da seguinte maneira rede interna com 3 maquinas

- Maquina 1 - Virtua - 2 placas de rede (iif // oif)
- Maquina 2 - Speedy - 2 placas de rede (iif // oif)
- Maquina 3 - Gw da Interna - 3 placas de rede (if1 (rede 10.1.x.x/30) &
if2 (10.2.x.x/30) & e rede interna (192.168.x.x/24))

Todo mundo vai até a maquina 3, e quem faz a distribuição é a maquina 3,
   jogando para a 1 e 2 conforme rotas e regras pré estabelecidas....

A proxima "brincadeira" é ativar BGP4 na rede interna, ler os dados BGP
do routeviews e fazer a saida ser sempre pelo caminho mais curto.
Definindo uma AS morta na rede interna e os devidos next-hops na maquina 3!

Que é uma bela diversão é!

E foi a melhor solução que encontrei, mas vai da necessidade de cada um!

[]s